Desde o início de setembro, o Brasil suspendeu o embarque de carne bovina para a China, por causa de registros da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como ‘vaca louca’. Mesmo com nenhum outro registro do caso, a suspenção continua mantida pelo país asiático. Segundo especialista em agronegócio do Itaú BBA César de Castro, ouvido pelo Jornal Folha de S. Paulo, a medida pode reduzir o preço da carne bovina aqui no Brasil.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que a arroba alcançou R$272,55 na última terça-feira (19). Entre junho e julho ela chegava próxima ao valor de R$322.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, responsável por compras mensais de cerca de 100 mil toneladas de carne bovina. A possibilidade de uma crise fez com que a ministra da Agricultura Tereza Cristina se colocasse à disposição para ir pessoalmente à China negociar a retomada das exportações ao país, em carta enviada ao ministro-chefe da Administração Geral de Alfândegas chinês.

Sobre o Autor

Redação

Site de Notícias de Saúde,10 anos levando informações locais regionais .

Ver todos os Artigos