I Feira Educativa realizada pela equipe da Escola Domingos Pereira em alusão ao 20 de Novembro


Na última quarta-feira (20), a Escola Domingos Pereira, na comunidade Quilombola de Várzea Queimada, realizou a 1ª FEIRA EDUCATIVA em alusão ao dia da Consciência Negra, e como forma de valorização a cultura afro-brasileira o tema trabalhado foi: Os Gêneros Textuais na Perspectiva Quilombola.

Dentre as ações desenvolvidas na programação, estudantes da Educação Infantil/1°-2°ano e estudantes da Escola Santo Expedito fizeram apresentações dos contos africanos: (A bonequinha preta, Menina bonita do laço de fita, Cabelo de Lelê e Bruna e a galinha D’ Angola). Já, as turmas de 3°/4°/5° ano fizeram a exposição de stands, com os gêneros: Cordel, Fotografia e Receita. 3° ano: Culinária Africana e sua influência na cozinha dos moradores de Várzea Queimada. 4° ano: Breve relato da História de Várzea Queimada em fotografias. 5° ano: A escrita de cordéis de Sirlane Sena, moradora da comunidade que através da sua escrita rimada descreve e compartilha memórias afetivas do cotidiano da comunidade.

A coordenadora Aitan Almeida agradece a toda equipe escolar das Unidades escolares pelo empenho mais uma vez nessa árdua jornada que é o processo educativo, construir formas emancipatórias de ensino e aprendizagem. “Me sinto realizada por ter contribuído com a aprendizagem dos estudantes em relação a sua cultura local e por poder proporcionar uma feira de Stands específica sobre a história da Comunidade de Várzea Queimada. Valorizando sua especificidades Quilombolas, onde na oportunidade não deixei de abrilhantar o trabalho da cordelista, moradora da localidade, Sirlane Sena. A sensação ao término é de gratidão e felicidades”. Na oportunidade a coordenadora também agradeceu o empenho das professoras Sirlane, Jucelma, Antônia e Lió na busca do conhecimento para os estudantes, como forma de valorização a cultura local.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0