CÁEM: V Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente.


A V Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no mês de setembro de 2019, em Jacobina. A programação contou com apresentações culturais, mesa de abertura e trabalho de grupo. A secretária de Assistência Social, Rita de Cascia esteve presente no evento juntamente com equipe do CRAS e adolescentes da rede municipal de ensino. Esta conferência contou com a participação das cidades de Caém, Saúde, Ourolândia, Jacobina, Várzea Nova, Miguel Calmon, Umburanas, Mirangaba, Jacobina e Serrolândia.

Nesta edição, a Conferência apresenta o tema: “A proteção integral, diversidade e o enfrentamento às violências contra as crianças e adolescentes” e tem como objetivo promover a mobilização do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do adolescente na construção e aprovação de propostas que visem a garantia e promoção da integridade física e moral da infância e adolescência. Também visa promover o protagonismo de crianças e adolescentes, em espaços de gestão e controle social das políticas públicas e o combate ao trabalho infantil, além do fortalecimento dos Conselhos e Fóruns Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As Conferências Territoriais acontecem com base na realidade social de cada região, garantindo uma maior eficácia nas questões debatidas, o que permite aos gestores e gestoras, adolescentes e jovens, representante de entidades sociais e conselheir@s o esclarecimento das implantações das políticas públicas de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.

Os Eixos temáticos foram:

1- Garantia dos direitos e Políticas Públicas integradas e de inclusão Social;

2- Prevenção e enfrentamento da violência contra criança e Adolescentes;

3-Orçamento e funcionamento das Políticas para crianças e adolescentes;

4-Participação comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;

5- Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes;

Depois da apresentação dos grupos de trabalho e discussão a partir dos eixos, houve a votação dos delegados e delegadas, onde a Adolescente Maria Vitória Miranda Soares, foi eleita delegada para representar o território do Piemonte da Diamantina na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0