Secretaria de Agricultura promove curso de Brigadista voluntários


Caém, a cidade ganha 18 novos brigadistas voluntários. Nesta sexta-feira (24), foram entregues os certificados dos e das participantes que participaram o curso gratuito promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e Defesa Civil da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo.

O curso começou na segunda feira 20 de agosto e se estendeu até a culminância na sexta-feira 24 de agosto. A carga teve duração de 40h e abordou assuntos como: Educação Ambiental, Legislação, Fiscalização Ambiental, Associativismo, Atendimento pré-hospitalar, Técnicas e Táticas no combate ao IF, OMPCIF EPIs e ferramentas, Manutenção e Composição, segurança nas operações aéreas, além de exercícios práticos (marcha, aceiro, imobilização e transporte, combate a incêndio).

Foram ensinadas várias técnicas de salvamento, imobilização, transporte de acidentados e combate às chamas pelo monitor do curso Tenente BM Daniel Borges Santana, CB BM Valdílson Ferreira dos Anjos e CB BM Luciano Mota de Moura. Esses brigadistas voluntários poderão ser acionados em caso de desastres e outras situações relacionadas.
Esse curso de brigadistas é voltado para os cidadãos de fora dos quartéis, os voluntários. Em muitos casos, principalmente em incêndios florestais, eles são os primeiros a chegar e precisam estar capacitados para dar uma resposta inicial ao combate. Durante a formação, os brigadistas e as brigadistas voluntárias aprenderam sobre legislação, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida. Dessa forma, eles são treinados, capacitados e certificados, podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e tendo condições de ajudar pessoas em caso de acidentes.

A brigada de incêndio é um grupo formado por funcionários de uma empresa ou instituição que receberam capacitação para atuar com prevenção e combate a fogo, evacuação de emergência e prestação de socorro, estão aptos a tomar as providências necessárias para: Evacuar o local, iniciar procedimentos para apagar focos de incêndio, acionar o corpo de bombeiros, se necessário, até prestar primeiros socorros.

O prefeito Gilberto Matos, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e vice prefeito Ozires Ferreira, Toinho Araponga, Pablo Piauhy, Daniel Moura Carvalho secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Tenente Daniel, a Coordenadora Regional do Piemonte da Diamantina – INEMA Thaíse Loiola de Sá, realizaram a cerimônia de entrega dos certificados.

No encerramento aconteceu a entrega dos certificados aos novos brigadistas voluntários de Caém na Câmara Municipal de Vereadores.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0