Tem várias variáveis apontando processo de melhora’, diz Fábio Vilas-Boas sobre pandemia na Bahia


O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou hoje (5) que a pandemia da Covid-19 na Bahia vem demonstrando um processo de melhora. Entre os indicadores, estão a estabilidade no número de óbitos pela doença, apesar dos registros diários ainda altos, e a redução da fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Tem várias variáveis apontando um processo de melhora”, informou o secretário. De acordo com ele, o número de óbitos registrados nos finais de semana ainda está alto, mas, ao longo da semana, é atingida uma estabilidade. Vilas-Boas explica que isso acontece por conta das subnotificações. “Vamos manter esse número elevado ainda durante algumas semanas, refletindo o acúmulo de óbitos que estão em investigação. Aqui na Bahia, nós não liberamos automaticamente os óbitos”, explicou.

Outro dado que registrou queda, que, de acordo com Fábio Vilas-Boas, ”é mais sensível para identificar a melhora no processo” é o número de pessoas necessitando internação. Essa redução reflete na taxa de ocupação de hospitais. ”Nós chegamos a bater 89% […], conseguimos segurar e agora estamos aí na faixa de 83%, 84%, com a perspectiva de cair ainda mais”, disse.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0