Bahia pode vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos até maio, nas quatro primeiras fases do plano estadual de vacinação. Nestas etapas serão vacinados os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa. Segundo ele, também estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

A previsão da Sesab para vacinação até maio tem como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda neste mês, em quantitativo suficiente. O governo federal, no entanto, ainda negocia com a Índia a sua principal aposta de vacinas para iniciar a imunização já na próxima semana.

Rui Costa destacou, entretanto, que não pretende depender apenas do governo federal na aquisição dos imunizantes. “Determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a compra da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”.

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados”, afirmou o governador.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos