PSD E PP continuam no comando do maior número de prefeituras da Bahia


As eleições deste ano confirmaram o crescimento dos partidos Social Democrático (PSD) e Progressista (PP) nas prefeituras da Bahia. O PSD, presidido pelo senador Otto Alencar, que tinha nove chefes do executivo entre as 417 cidades baianas, terá 106 em 2020. Já o PP, comandado pelo vice-governador João Leão, também avançou, vencendo o pleito em 92 municípios.

O Partido dos Trabalhadores (PT) continuou a perder lideranças no estado e caiu de 39 para 33 cidades sob seu controle na Bahia. Por outro lado, o Democratas (DEM), presidido pelo prefeito ACM Neto, saltou de 34 para 39 chefes do executivo no estado, mantendo sob seu comando a capital Salvador. 

Da ascensão à queda, o Partido Social Liberal (PSL) foi a legenda que mais perdeu prefeituras no estado. Em 2016, o partido, que comandava apenas duas prefeituras desde 2012, conquistou o comando de 15 cidades. No entanto, nas eleições deste domingo (15), só conseguiu a vitória em um municípo: Várzea Nova.

Também avançou nas eleições deste ano a legenda comandada pela deputada federal Lídice da Mata no estado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que foi de 21 para 30 prefeituras. Além do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que saltou de 12 para 16.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0