NOVEMBRO AZUL: Unidade Básica de Saúde de Piabas realiza atividades direcionadas ao público masculino




Novembro Azul é um movimento mundial que acontece anualmente durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Nesse sentido, em 2020 a Unidade Básica de Saúde Pedro Alexandrino dos Santos, localizada na comunidade de Piabas, realizou na última quarta-feira, atendimento de cerca de 67 homens que realizaram coleta de exame PSA, testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C, além da atualização da caderneta de vacina. A coleta do PSA que é um procedimento realizado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

As atividades aconteceram na comunidade quilombola de Várzea Queimadas e na comunidade de Piabas. Essa ação contou com a equipe da unidade coordenada pela enfermeira Sabrina Oliveira, as agentes comunitárias de saúde, vacinadora e equipe laboratorial. Essa é mais uma ação que destaca a importância do SUS para garantia da dignidade e acesso gratuito às políticas de saúde. Defender o SUS é defender a vida.

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0