Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Caém promoveu mais uma vez diversas ações de saúde do homem




A Secretaria de Saúde de Caém, através das Unidades Básicas de Saúde e atenção a Família do município de Caém, realizará durante o mês de novembro, ações de prevenção à saúde do homem. As atividades farão parte da Campanha Nacional Novembro Azul, que se destina a mobilização e sensibilização relativas ao câncer de próstata. Homens de diversas comunidades, participarão de atividades de formação para discutir sobre o assunto além da realização de diversos tipos de exames.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde da Família intensificarão os atendimentos, a fim de atrair os homens a participarem das atividades, já que nos outros períodos do ano muitos homens adiam ao máximo a ida ao médico. Dessa forma, as UBS promovem diversas atividades, realizam a campanha, distribuição de presentes, e distribuição de material educativo. Vale destacar que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos. PREVINA-SE, CUIDE-SE.

A UBS Necy Novaes, na sede do município realizou essa semana uma atividade que contou com a participação e atendimento de cerca de 25 homens que realizaram estes rápidos para HIV, sífilis, HEPATITES B e C, atendimentos de enfermagem e odontológico, além da atualização da caderneta de vacina. Já na UBS do Bom Jardim, cerca de 30 homens foram atendidos e foram realizados testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, Coleta de exames PSA e também aconteceu a atualização do cartão de vacinas.
Na oportunidade vale mais uma vez parabenizar as equipes de saúde que se mantém trabalhando promovendo ações que salvam vidas, que melhoram as condições de vida das pessoas que necessitam de cuidados especiais e que seguem informando e cuidando de toda a população caenense mesmo diante dos desafios diversos do contexto de pandemia em que todo o mundo se encontra. Para essas duas ações a equipe responsável foi Sindiomara Silva dos Santos que é enfermeira, Eliene Vacinadora, Samaria, Jilmara, Diana e Maria José que são técnicas em enfermagem, laboratório que Lia é responsável e a equipe de agentes comunitários de saúde, Rubervane, Núbia, Luziane, Antônia Márcia e Valdir que são parte fundamental e ponte indispensável nas ações de mobilização e promoção do Sistema Único de Saúde – SUS.

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

1