CAÉM: Voluntária Caenense participa da vacinação de teste da Universidade de Oxford em Salvador


Uma das maiores expectativas desde o surgimento da Pandemia do novo Coronavírus, é a criação e distribuição da vacina. A Universidade de Oxford, na Inglaterra, tem avançado nos estudos e testou a vacina contra o novo coronavírus em cerca de 500 voluntários e voluntárias de Salvador, na Bahia. Além de Salvador, há voluntários para receber a vacina em outros estados brasileiros.

A caenense voluntária é Geisa Matos que atua como funcionário da Secretaria de saúde do município de Caém. Os pré-requisitos são: ter idades entre 18 e 55 anos – podem se candidatar profissionais da saúde ou pessoas que tenham alta exposição ao vírus, ou pessoas que não tenham contraído a Covid-19.

Qual o objetivo deste estudo?

O objetivo desse estudo é testar o quão eficaz uma nova vacina é contra a COVID-19 (o quão a vacina funciona). O patrocinador deste estudo é a Universidade de Oxford, que fica a no Reino Unido.

Os sintomas comuns da COVID-19 incluem febre, cansaço e tosse seca. Embora cerca de 80% das pessoas infectadas não apresentem sintomas ou apresentem sintomas leves e se recuperem da doença sem precisar de tratamento especial, 1 em cada 6 pessoas que pegam COVID-19 fica seriamente doente e infelizmente milhares de mortes foram relatadas até agora.

O que o estudo envolve?

Serão incluídos nesse estudo 5.000 participantes da pesquisa. Todos os participantes do estudo serão randomizados, ou seja, serão sorteados aleatoriamente para cair em um dos dois grupos do estudo:

1) o grupo que receberá duas doses da nova vacina chamada ChAdOx1 nCoV-19; ou

2) o grupo que receberá uma dose de uma vacina que já existe no mercado chamada MenACWY
e outra dose de uma injeção de solução salina placebo, ou seja, uma injeção que não provocará nenhuma resposta imunológica, a qual será usada como um ‘controle para comparação.
Além de tomar a vacina, todos os demais participantes dos dois grupos farão de 6 a 8 exames de sangue ao longo de um ano.

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

2