CAÉM: realizada testagem dos comerciantes, funcionárias e funcionários de todos os setores do comércio na sede do município


Sempre preocupada com sua população, na manhã da última terça-feira (18/8), a Prefeitura de Caém através da Vigilância Sanitária e setor de tributos, iniciou a testagem dos comerciantes, funcionárias e funcionários de todos os setores do comércio na sede do município. A ação tem como objetivo minimizar a contaminação cruzada entre a população e o comércio local, obter dados para avaliação e classificação dos fatores de risco oriundos do mesmo, já que o comércio a circulação de bens e serviços podem ser considerados uma porta de entrada para esse vírus.

Além das medidas de combate e enfrentamento ao coronavírus que já foram adotadas no município, como, intensificação das Barreiras Sanitárias, publicações de novos decretos, implantação do toque de recolher, fiscalizações, desinfecção de espaços públicos, entre outras, a Prefeitura também tem ampliado a realização de testes rápidos para Covid-19, com o objetivo de identificar possíveis pacientes assintomáticos, ou seja, pessoas sem sintomas que possam estar com a COVID-19, além de identificar o cenário epidemiológico, adotando medidas de controle necessárias.

O teste rápido é feito com uma pequena gota de sangue coletada e apresenta o resultado em até 30 minutos, através da identificação dos anticorpos IgG e IgM. Na última terça (18), foram realizados 63 testes rápidos, sendo: 33 mulheres e 30 homens, registrando 00 positivo (reagente). A ação de testagem rápida seguirá acontecendo de forma itinerante no decorrer da semana no comércio da sede e interior do município.

A coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município Raiane Alves, destacou a importância dessa ação nesse primeiro momento de retomada de algumas atividades que estavam suspensas desde o começo da pandemia. “Vale salientar que estamos passando por um momento crucial no contexto epidemiológico municipal, a retomada das atividades em bares e restaurantes locais após esse longo período de suspensão nos deixa apreensivos, mas ao mesmo tempo confiantes por estarmos fazendo isso de forma responsável e segura. Pedimos a colaboração dos regulados e da população, que atentem-se para o cumprimento das normas sanitárias descritas nos decretos municipais”.

Outra medida adotada pela prefeitura municipal foi a testagem de todos os donos e funcionários de bares e restaurantes antes da retomada dessas atividades, se positivos ficarão em isolamento e terão o comércio desinfectado pela equipe de saúde.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

2