Atividades de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Caém foram realizadas para mais uma etapa rumo a reta final


O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Caém, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e o Instituto Federal da Bahia – IFBA. Na última semana, as equipes voltaram a se reunir para realizar mais uma etapa do processo de construção do PMSB, as oficinas de validação nos setores de mobilização. Na sede do município o evento aconteceu no Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler e contou com a participação da população da sede e região. Já no interior, nas comunidades de Piabas e Gonçalo, o evento setorial aconteceu e contou com representatividade da maioria das comunidades adjacentes. É de suma importância que todos e todas compareçam para que o Plano Municipal de Saneamento Básico seja de fato construído de forma participativa, inclusiva e horizontal.

A engenheira sanitarista ambiental Danileile Castro do Nascimento, que está acompanhando e contribuindo desde o início, contou que está feliz e satisfeita com o retorno para o município de Caém. “Saio daqui muito satisfeita com a participação popular e acredito que construímos um plano com a cara dos e das munícipes. Na oportunidade, convido todos e todas para comparecer e participar da Audiência Pública de encerramento da Elaboração do Plano que acontecerá na sede do município, em meados de maio”.

Essa ação marca o início de uma política pública que mudará a história do município com o PMSB em mãos, fica muito mais acessível construir políticas de saneamento básico para o município de Caém, muito em breve. A implantação do plano garantirá entre outras coisas, melhoria significativa na saúde, melhoria da auto estima das pessoas, maior respeito e cuidado ao meio ambiente e descarte e melhor gerência dos resíduos sólidos.
Também componente da equipe, a Técnica Social do IFBA, Lucenildes Jesus Santos, contou que “Caém sempre foi o Comitê que respondeu a esse processo positivamente, sempre tivemos um bom retorno das atividades que o comitê precisava fazer. Foi bastante produtiva todas as atividades, tanto na sede como nos encontros setoriais, nós estamos muito contentes em voltar em Caém e receber o retorno das pessoas. Eu fico muito orgulhosa em poder participar desse processo”, finalizou.

As atividades retornarão em meados do mês de maio para apresentação do Plano em Audiência Pública na sede do município e a participação popular é de total e indispensável importância para garantir que o processo siga sendo construído coletivamente e horizontalmente.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0