Currículo Municipal de Caem na reta final


Após quase três anos de formação continuada com todos os educadores da rede municipal de ensino, Caém está na fase final da construção do Currículo Municipal com a elaboração do texto base que será submetido apreciação do Conselho Municipal de Educação.
Durante todo período de formação os educadores beberam na fonte da BNCC, de autores como Paulo Freire, Vygostky, Emilia Ferreiro, Ana Taberosky, Tomaz Tadeu, entre outros, estudaram a fundo o ensino por competências e habilidades, aprendizagens significativas, metodologias ativas, competências socioemocionais, levando para a sala de aula novas práticas, que já fazem parte do seu planejamento, do seu cotidiano, do seu currículo.
É no chão da sala de aula que o Currículo Municipal vem sendo construído ao longo desses anos, tecendo fio a fio, cada ponto que aparece no texto base.
A participação coletiva também foi garantida na escrita do texto, quando a Secretaria de Educação promoveu a escuta a toda comunidade escolar por meio de vários instrumentos: roda de conversa com as famílias, enquetes on line para professores, gestores e funcionários, atividades com os alunos, todas as vozes da comunidade escolar das diversas redes de ensino que atuam em Caém.
Não apenas a comunidade escolar, mas toda a sociedade civil poderá ter acesso ao texto base e fazer suas contribuições, enriquecendo ainda mais esse fazer coletivo que representará os anseios, expectativas de toda sociedade caenense, contribuindo para a formação desse cidadão do século XXI que povoa nossas escolas, nossa ruas, nossas famílias, nossas vidas.
Para conhecer o texto base e contribuir acesse: curriculomunicipal.blogspot.com Prefeitura Municipal de Caem- Juntos faremos mais.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos