Secretaria Municipal de Assistência Social realiza 12º Conferência em Caém.

A prefeitura Municipal de Caém por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na manhã desta quarta-feira (21), no Clube Atlético Caenense, a 12º Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social. O objetivo é mobilizar e ouvir os órgãos municipais e a sociedade e na oportunidade elaborar propostas de políticas públicas, fortalecendo as estratégias ações de enfrentamento a diferenças sociais na promoção da dignidade humana .

A programação do evento contou com credenciamento e acolhida, composição da mesa de autoridades, apresentações culturais das idosas e também grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS. Durante o pronunciamento das pessoas presentes na mesa de abertura, a secretária de Assistência Rita de Cascia, destacou a atual situação desafiadora que a secretaria está enfrentando, com atraso de repasses e cortes de verbas por parte das esferas estaduais e federais, o que tem ampliado a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade.

O palestrante, Maurício Bodnachuk, assistente social e Coordenador Estadual da Proteção Social Básica, na Superintendência de Assistência Social, faz parte também da Secretaria de Direitos Humanos Justiça e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. Maurício, durante a mediação fez um resgate histórico das políticas de assistência social no Brasil, principais ações através da participação popular e do Estado e também fez um destaques sobre a atual situação que essas políticas estão enfrentando, marcadas pelo sucateamento e desmonte desenfreado.

Na oportunidade Maurício Bodnachuk parabenizou o município que fez questão de realizar as pré conferências nas comunidades mais distantes a fim de garantir o direito a fala e participação direta na construção de novas políticas públicas de assistência social, compartilhando da experiência de outros município que por falta de recurso não conseguiram garantir a realização de nenhuma conferência. “ Se é direito do povo, é dever do Estado”, destacou a secretária Rita de Cascia, onde também defendeu a democracia e a legitimidade da participação popular e diante dessa motivação a declarou que a secretaria tem feito “milagres” para manter as políticas e ações que atendem o município, mas afirmou não está sendo uma tarefa fácil com os cortes e atrasos dos recursos estaduais e federais.

A programação seguiu com debate, orientações para os Eixos temáticos
1- Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado – mediado pela Assistente Social, Milena Maia e Psicóloga Larissa Pires.
2- Financiamento do SUAS – mediado pela Secretária Municipal da Assistente Social, Rita de Cascia e Ailton Ribeiro, Assessor Técnico.
3- Democracia e Controle Social no SUAS – mediado pela Coordenadora do CRAS, Alexsandra Reis e Cristina Moreira, Assistente Social.

O resultado dos trabalhos sistematizados nos eixos, foi apresentado na Plenária Final, seguido da eleição dos delegados e delegadas para a XII Conferência Estadual de Assistência Social.

O evento contou com a participação do prefeito Gilberto Matos, a primeira dama Suze Matos, vice prefeito Osíris Ferreira, secretaria de Assistência Social Rita de Cascia, Coordenadora do CRAS Alexsandra Reis, os vereadores Toinho Araponga, Pablo Piauhy, Valdecy da Silva da AQUIBOM, Evalice Lopes – CODETER, além de crianças, adolescentes e sociedade civil.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araújo

André Luiz Araújo é formado em radialismo, com o Registro Profissional 9 para Radialistas( RPR) 3.572/Ba . Exerce a profissão a mais de 21 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,9 anos levando noticias locais e regionais , sendo uns dos sites mais bem acessados de Saúde e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *