Município de Caém atinge meta de vacinação e imuniza 90% do público-alvo contra a gripe


O município de Caém atingiu a meta do Ministério da Saúde (MS) de vacinar pelo menos 90% do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victoria/2/87.

A prioridade era para gestantes, puérperas, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento. A partir desta segunda-feira (3), a vacinação será aberta para toda a população com as doses remanescentes. Mas a oferta acontece apenas enquanto durar o estoque.

A coordenadora da Vigilância Sanitária e epidemiológica no município, Raiane Alves, destacou a satisfação em ter conseguido atingir a meta nacional, uma vez que o município enfrenta uma fase crítica com o mosquito da dengue. “É uma conquista muito importante para o município, principalmente devido a situação epidemiológica que estamos vivendo. Estamos enfrentando uma epidemia de dengue e mesmo assim a equipe conseguiu manter o equilíbrio e atuar com seriedade mantendo o compromisso com a saúde pública dos nosso munícipes. A campanha de combate à influenza é uma das mais difíceis, devido aos mitos pregados por parte da sociedade que relaciona a ocorrência da doença com a vacina. Esse ano vivemos uma situação atípica, mesmo com as unidades lotadas com pacientes com sintomas característicos de dengue e outras arboviroses os enfermeiros e suas equipes das unidades básicas de saúde não mediram esforços para atingir o objetivo”.

Essa ação não seria possível sem o empenho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde. Atingir 2.823 pessoas do grupo de prioridades, foi resultado de um trabalho coletivo. Diante disso a Coordenadora Raiane Alves agradece a colaboração e comprometimento das equipes de todo município. “Agradeço ao empenho de todos os envolvidos nessa conquista: a coordenação da atenção básica, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, vacinadores em específico e pelo apoio da prefeitura municipal que nos deu o suporte necessário para atingir esse objetivo, gostaria de enfatizar algo que sempre escutei mas não tinha vivido ainda um momento tão oportuno para colocar em prática num trabalho coletivo. “É na dificuldade que nos fortalecemos”, finaliza.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0