Caém. Ações de Saúde no carnaval conscientizar a população caenense

A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a SAÚDE. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde junto à atenção básica e vigilância em saúde por três anos seguidos promovem ações de prevenção à sua população dos agravos do Carnaval através do PROJETO CARNAVAL COM SAÚDE.

Durante essas ações, as equipes lembram dos agravos e suas consequências do abuso do álcool e outras substâncias, ausência de sono, má alimentação, causam um desgaste muito grande ao organismo. Além dos perigos do sexo sem camisinha e até das doenças transmitidas pelo beijo. Você quer curtir todos os dias com o pique lá em cima? As equipes de cada unidade de Saúde, a partir, sua área de abrangência destacaram uns conselhos para manter a energia sem detonar a saúde.

A Coordenadora municipal da Saúde Básica Laíne Rodrigues Barbosa, destaca que “A contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Mas a camisinha, por si só, já é eficaz para prevenir esses problemas. O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças”, conta.

As unidades desenvolveram ações em parceria com o NASF, Agentes Comunitárias de Saúde e profissionais das unidades, oferecendo serviços como: aferição de Pressão Arterial, glicemia capilar, vacinação, teste rápido HIV, Sífilis, Hepatites B e C, entre de preservativos, avaliação odontológica, escovação, palestras com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e orientação sobre Saúde Bucal.

Na unidade de Piabas, em decorrência da aumento do número de casos de contaminação por doenças transmitidas por mosquitos, a unidade realizou um alerta sobre dengue e chikungunya, com panfletagem e conscientização sobre a importância de combater o mosquito transmissor. Todas as unidades se empenharam em desenvolver atividades para toda população. A secretaria de Saúde de Caém tem buscado melhor atender a população caenense compartilhando informação e promovendo serviço de saúde gratuito de ótima qualidade.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araújo

André Luiz Araújo é formado em radialismo, com o Registro Profissional 9 para Radialistas( RPR) 3.572/Ba . Exerce a profissão a mais de 21 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,9 anos levando noticias locais e regionais , sendo uns dos sites mais bem acessados de Saúde e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *