Prefeito de Caém e secretaria de educação reúnem-se com comunidade cigana


A prefeitura de Caém através da Secretaria de Educação realizou na noite da última quarta-feira (16), no bairro cigano da cidade, uma conversa sobre a importância da educação no processo de inclusão e compartilhamento da cultura cigana em várias esferas sociais do município. Na oportunidade a equipe da secretaria se comprometeu em adequar os conteúdos pedagógicos às necessidades e realidades, bem como identificar, valorizar e contribuir com o desenvolvimento da comunidade cigana local.

É indispensável neste processo, o comprometimento dos pais e mães a respeito da permanência filhos e filhas na escola. Durante muito tempo, as comunidades ciganas viveram de forma nômade, o que dificultava a criação de rotina e comprometimento. Por um tempo a comunidade cigana apenas mantive relações com não ciganos em contextos de trocas comerciais ou de prestação de serviços e isso deu margem a cristalização de muitos preconceitos e estereótipos. Era improvável a permanência na escola, por exemplo, pois não tinham residência fixa e não permaneciam muito tempo em nenhum lugar.

Em Caém, a comunidade cigana fincou raízes e tem uma relação de cordialidade e aceitação. Participam da vida social e cultural da cidade, onde por exemplo, na festa anual de São Gonçalo de Amarante, um dos momentos mais esperados da programação é a apresentação do terno cigano, em que a comunidade católica faz uma representação dessa manifestação.

Faz pouco tempo que houve a compreensão de que esta população era alvo de exclusão social e se entendeu ser necessário alterar as políticas e promover ativamente a sua inclusão. Com esse intuito o vereador Toinho Araponga criou o projeto de LEI Nº 556, de 12 de junho de 2018 em que ficou instituído o dia 24 de maio como o dia da cultura cigana no calendário oficial do município de Caém. Em 2019, a prefeitura pretende construir uma programação que apresente um pouco da cultura cigana em sua diversidade e está construindo esse dia festivo junto com a comunidade cigana.

Segundo o senhor Tozinho Cigano “me sinto muito emocionado, muito feliz, essa reunião foi maravilhosa e acredito que vai mudar muita coisa para nós”, contou o patriarca da comunidade que demonstrou alegria e agradecimento pela iniciativa da gestão em procurar a comunidade para construir juntos uma ação de inclusão para a comunidade, ação que nunca foi realizada antes por nenhum gestor ou secretaria.

Estiveram presentes o prefeito Gilberto Matos, secretária de educação Lucinéia Carvalho, os vereadores Toinho Araponga e Pablo Piauhy Coordenadoras Suzana e Inaiara Nunes, professor Adelino Dourado, a pedagoga Fábia Alves de Lima e André Cigano.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comments