Itiúba. Município completa 84 anos de emancipação politica


Neste  quinta-feira dia 17 de janeiro o município de Itiúba comemora seus 84 anos de emancipação política. A origem do nome do município, provém da palavra “itiuba”, que na língua indígena quer dizer “Abelha Dourada.

HISTÓRIA- Antes da colonização da região, o território era habitado por índios. Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina. A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba.

No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada Salgada, que cresceu e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila.

Cercado por serras, montanhas e açudes, a cidade se destaca por fazer um dos melhores carnavais da região do semi-arido. A prefeita de Itiúba é Cecília Petrina de Carvalho (PCdoB).*Espaço Aberto.Net


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0