Caém.Festa de São Gonçalo de Amarante 2019

A tradicional festa de São Gonçalo do Amarante em Caém acontece anualmente no começo do ano. Entre os dias 31 de dezembro a 10 de Janeiro a igreja católica promove diversas atividades religiosas e culturais da tradição do município.

Segundo a memória coletiva local, a tradição começou no Sítio Papagaio onde Ana Rosa morava e recebia missionários que em certa ocasião entregaram uma imagem de São Gonçalo para ela cuidar. Em 1945 passa-se a sortear pessoas para organizar os festejos, nomeados de Juízes da festa e essa tradição se mantém desde então.

A festa começa no dia 31/12 com carreata da entrada da cidade até a igreja matriz com a imagem de São Gonçalo. A Procissão Luminosa que sai da igreja e percorre as principais ruas da cidade é certamente um dos momentos mais lindos do evento. Ao retornar a igreja, acontece um hasteamento do estandarte que oficializa o início dos festejos.
As novenas acontecem de 01 a 09 de Janeiro e conta com participação das comunidades do interior do município e grupos organizados da sede, a exemplo das pastorais.

Diariamente teve Missa às 7h da manhã e a novena ás 19h horas na igreja matriz. Este ano o tema foi: Com são Gonçalo meditamos as virtudes marianas. Toda noite, o grupo responsável pela celebração reflete sobre as virtudes marianas dialogando e fazendo intersecção com a realidade.

Toda noite é finalizada com quermesse que conta com grupos locais, manifestações culturais, barracas de comidas.

Este ano foi realizada no dia 06 pela manhã, a 1º corrida rústica mista de São Gonçalo, 10 km. A tarde, aconteceu o leilão de animais de médio e grande porte doados pelas pessoas para a igreja.

No último dia de festa, 10, a programação conta com alvorada às 4h30, concentração das comunidades na praça do Quiosque e organização do cortejo em direção a Igreja matriz onde ocorreu a Missa Solene em louvor a São Gonçalo de Amarante.

Almoço oferecido aos visitantes

14h momento de louvor em frente a igreja matriz

16h Missa

A programação se encerra com a votação dos nomes que serão juízes e juízas em 2020 que ficou com a Pastoral Familiar.

Procissão pelas ruas
Benção final
19h Leilão de prendas doadas pelos e pelas fiéis.

A prefeitura de Caém apóia integralmente esse evento tradição da cidade de Caém que marca a entrada do ano e reúne visitantes e moradores do município. Este ano o prefeito Gilberto Matos e a primeira dama Suze Matos receberam o Deputado Estadual Sandro Régis e o Deputado Federal Cláudio Cajado que prestigiaram o encerramento dos festejos e tem construído uma relação afetiva com o município. Também estiveram presentes o vice prefeito Osíris Ferreira, secretários e secretárias municipais, Vereadores Toinho Araponga e Pablo Piauhy.

Prefeitura de Caém Juntos Faremos Mais

ASCOM

André Araújo

André Luiz Araújo é formado em radialismo, com o Registro Profissional para Radialistas( RPR) 3.572/Ba . Exerce a profissão a mais de 21 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,9 anos levando noticias locais e regionais , sendo uns dos sites mais bem acessados de Saúde e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *