Caém-Secretaria de educação 2018


A Prefeitura de Caém através da secretaria de Educação do município desenvolveu diversas atividades relativas à formação docente continuada, melhoria das estruturas escolares, distribuição gratuita de fardamento escolar e material didático, aquisição de novos veículos e ampliação das atividades de educação especial.

Sobre as formações realizadas ao longo desses dois anos de gestão, tiveram como objetivo central a elaboração do Currículo Municipal. Para tanto, as pautas de formação transitaram no Ensino por Competências e Habilidades com abordagens práticas com sustentações teóricas, que além da preparação para a elaboração do currículo, já proporcionou o exercitar dessas teorias, com mudanças metodológicas no dia a dia da sala de aula, instrumentalizando os educadores e educadoras para esse fazer maior e histórico que é o Currículo Caém.

Em 2018, foram realizadas algumas reformas, ampliações e construções de escolas no município. A escola Teodoro Luciano da Silva na comunidade de Piabas, foi totalmente reformada, recebendo estrutura com acessibilidade para melhor acolher estudantes com necessidades especiais. A Escola Otávio Mangabeira também recebeu reforma com recursos próprios da prefeitura municipal. Outras unidades escolares também estão passando por obras e em breve serão entregues a comunidade.

Durante este ano, a secretaria municipal distribuiu gratuitamente para cada estudante do município um kit contendo: caderno de matérias, caderno de brochura, canetas, cola, lápis comum, borrachas, tesoura, squeeze, apontador, agenda, hidrocor, régua e 1 caixa de lápis de cor, além da mochila e estojo. Os kits de uniformes são compostos por short, camiseta e camisa para as crianças e calça e camisa para adolescentes, além de casaco para o inverno.

O município oferece Agentes de Inclusão que acompanham estudantes na sala de aula regular fazendo articulação com o AEE, que dá suporte de orientação aos agentes, a escola e as famílias, além da adaptação das atividades para o ensino regular. Foi ampliado o AEE- Atendimento Educacional Especializado, garantindo atendimento além da sede, em Piabas e Gonçalo para todos os segmentos, incluindo a Educação Infantil. O município mantém agentes de inclusão nas salas regulares para atender aos alunos com deficiência, oferece formação para esses agentes e acompanhamento de especialistas, psicóloga, intérprete em Libras, etc. As famílias dos estudantes também são acompanhadas e orientadas. Os profissionais também fazem adaptação das atividades da sala regular.

O município também fez aquisição de veículos para melhor atender as demandas da secretaria e também, garantir conforto e acessibilidade as equipes e profissionais do setor. Muitos desafios vencidos, muitos virão e a prefeitura de Caém segue construindo políticas públicas de educação inclusiva e de qualidade.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0