Caém.Prefeito Gilberto Matos foi eleito presidente do CDSTD


Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Gilberto Matos foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Diamantina – CDSTD. A partir de 1º de Janeiro de 2019, dia da posse, o prefeito Gilberto Matos irá substituir o prefeito de Várzea Nova João Hebert Araújo da Silva, atual presidente. Por se tratar de um cargo bianual, o prefeito de Caém irá permanecer no cargo até 2020, quando ocorrerá nova eleição.

O evento aconteceu em Jacobina e contou com a presença dos prefeitos de Ourolândia – João Dantas de Carvalho, Miguel Calmon – José Ricardo Leal Requião (Caca), Umburanas – Roberto Bruno da Silva e Caem – Gilberto Ferreira Matos. O prefeito de Várzea Nova, João Hebert Araújo da Silva, enviou Absolon Pimentel como procurador, inclusive com direito a voto.

Os consórcios públicos são parcerias formadas por dois ou mais entes da federação de quaisquer níveis, para a realização de objetivos de interesse comum. Esse tipo de entidade permite que pequenos municípios ajam em parceria, criando um ganho exponencial de suas capacidades técnicas, gerenciais e financeiras.
Partindo desse pressuposto, em 7 de maio de 2012 foi fundado o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte da Diamantina, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento sustentável na região que compõem o Piemonte da Chapada da Diamantina. O objetivo inicial do consórcio era viabilizar a gestão adequada dos resíduos sólidos, atentando aos termos de cooperação estabelecidos com o Ministério do Meio Ambiente, mas pouco a pouco vem agregando novos objetivos tendo como meta a alcançar a viabilização do desenvolvimento sustentável, expressão entendida como promoção do bem-estar da população de forma ecologicamente equilibrada e socialmente justa.

Atualmente no CDS Piemonte da Diamantina tem dois convênios em andamento, o primeiro, junto ao programa Pró-semiárido do governo do estado visando a implantação do SIM (sistema de Inspeção municipal), e um segundo junto SEPLAN que visa a estruturação do consórcio.

Atualmente fazem parte do consórcio os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova. Os municípios de Capim Grosso e Ourolândia também fazem parte do território de identidade do Piemonte da Diamantina, porém ainda não integram o consórcio.
O prefeito do município de Caém, Gilberto Matos, foi eleito por aclamação pelos prefeitos do consórcio, tendo em vista o seu engajamento nas reuniões e ações do do mesmo.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0