Caém.Vigilancia Sanitária municipal realiza evento alusivo ao abate clandestino e suas consequências


A Prefeitura Municipal de Caém, através da Vigilância Sanitária municipal, juntamente com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB realizou nos dias 13 e 14 de novembro atividade alusivas a mobilização e reflexão sobre abate clandestinos, os riscos e consequências da comercialização e consumo de carnes clandestinas como doenças em decorrência desse consumo.

A palestra, “Riscos para Saúde decorrentes do consumo de carne clandestina” mediada por Irma Maria do A.S. Lavinsky-Médica Veterinária da ADAB e apresentação teatral “Carne, de Olho na Qualidade”. Essa atividade aconteceu no Clube Atlético Caenense, na terça-feira (13), e teve como público alvo marchantes, professores e professoras, diretores, sindicato rural, associações, secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, agentes de saúde e combate às endemias, secretaria de saúde, NASF, comerciantes das áreas de restaurantes, pousadas e população civil.

A noite, na Câmara Municipal de Vereadores e vereadoras e contou com a presença dos vereadores Pablo Piauhy e Toinho Araponga. O foco foi sobre os impactos que essa atividade traz para a economia, como por exemplo, sonegação de imposto, aumento de gastos na área da saúde.

Já na quarta-feira (14) o evento foi realizado no distrito do Gonçalo, no Centro Municipal de Educação Nossa Senhora da Conceição, manteve o público alvo e contou com a participação de estudantes de diversas idades. A programação manteve a palestra “Riscos para Saúde decorrentes do consumo de carne clandestina” mediada por Irma Maria do A.S. Lavinsky-Médica Veterinária da ADAB e apresentação teatral “Carne, de Olho na Qualidade”, além de distribuição de cartilhas e material didático da ADAB.

A Educação Sanitária tem como objetivo, predispor, mobilizar e reforçar atitudes individuais e coletivas que conduzam à saúde, preparar as pessoas, em diferentes contextos socioculturais, para serem capazes, de maneira consciente, decidir suas ações, em direção um estado de saúde pessoal, familiar e coletiva. Diante disso, a Campanha “Carne, de Olho na Qualidade”, tem como objetivo sensibilizar,conscientizar, a sociedade civil objetivando formar novos quadros de agentes multiplicadores e multiplicadoras.
De acordo com a coordenadora do evento e médica veterinária responsável no município pela Vigilância Sanitária e epidemiológica, Raiane Alves, “o evento foi muito importante e atingiu o objetivo maior que era sensibilizar os alunos e as pessoas presentes quanta a temática de segurança alimentar e abate clandestino. Esclareceu a importância da atuação da ADAB e Vigilância sanitária municipal na prevenção de agravos e promoção a saúde, tornando a população mais criteriosa no momento de escolher os alimentos a serem consumidos” finalizou.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0