Caém.Feriado municipal em memória da Igreja São Miguel das Figuras

No último dia sábado (29) o prefeito Gilberto Matos, vereadores, secretários e secretárias e pessoas da sociedade civil, moradores e moradoras da região estiveram na Igreja das Figuras, fruto da lei municipal de indicação do vereador Pablo Piauhy, de Nº 559, de 05/07/18 instituiu o dia 29 de setembro como feriado municipal religioso de São Miguel Arcanjo. Essa ação também tem como objetivo promover a valorização, reconhecimento e comemoração à histórica e memória dessas ruínas para o município.

A Igreja de São Miguel das Figuras foi fundada em 1755 por Romão Gramacho e fica localizada no alto da Serra das Figuras, constitui-se um dos marcos divisórios entre os municípios de Jacobina, Caém, Saúde e Mirangaba (Bahia). São poucos os registro sobre a história da Igreja, sabe-se que foi construída a mando de seu fundador Romão Gramacho para cumprir uma promessa por graça alcançada. O Dia 29 de setembro é celebrado como sendo o dia de São Miguel. Nesta data vários romeiros e romeiras fazem uma caminhada e orações em devoção ao arcanjo.

Muitas histórias e teorias acerca Igreja de São Miguel das Figuras sem muitas pistas concretas além da memória do povo. Fato é que a cem metros da igreja, uma descoberta por acaso: a casa onde morou o bandeirante Romão Gramacho, que construiu várias igrejas na Bahia em agradecimento às jazidas de ouro que encontrou. Em pinturas ainda preservadas, em ruínas que ainda resistem. São páginas da história do Brasil que precisam ser preservadas, pois ainda não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A igreja infelizmente encontra-se em ruínas mas ainda é uma visita que vale muito a pena. Com trilhas, cachoeiras, muita mata e canto de pássaros o processo de caminhada até chegar no destino é marcado por ambiente agradável, lindo e vale muito a pena conhecer. Por reconhecer a importância histórica dessa igreja, a câmara municipal de vereadores de Caém, instituiu o dia 29 de Setembro como feriado municipal e promove atividades nas ruínas, o que tem como objetivo motivar a visitação e contemplação da área que além de valor histórico inegável, também carrega uma beleza natural inestimável.

A prefeitura de Caém, através da secretaria de Obras e Infraestrutura pela primeira vez na história do município, fez a recuperação da estrada que liga a Jaqueira até a Igreja das Figuras, a fim de promover melhores condições de trafegabilidade aos moradores da região e turista que visitam a área que é marcada por beleza natural impressionante, além da implantação de braços de luz na Jaqueira para melhor comodidade e segurança a noite.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araujo

André Luiz Araújo é formado em radialismo . Exerce a profissão há 20 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,8 anos levando noticias locais e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *