Secretaria da Educação de Caém promove formação continuada para mais de 100 educadores e educadoras mensalmente.

Profissionais da educação recebem formação continuada em diversas áreas como no Apoio Educacional Especializado, ciclo de palestras.

Na intenção de melhor contribuir com a formação das e dos profissionais da educação, a Prefeitura de Caém está investindo cada vez mais na qualificação dos educadores e educadoras da rede pública municipal, promovendo espaço de reflexão da prática pedagógica. Atualmente há 100 professores trabalhando nos Centros Municipais de Educação. O desafio é grande e a Secretaria de Educação está desenvolvendo diversos trabalhos em prol da formação continuada de seus servidores e dessa forma promover ferramentas afim de possibilitar que os profissionais da educação prestem um serviço cada vez melhor.

A Formação Continuada é realizada toda primeira segunda-feira do mês na sede do município e desde o início do ano, a Secretaria de Educação firmou uma parceria com CRESCERE – Projeto Educacional – Instituto Acrópole que contribui fortemente com questões ligadas à educação básica. Esta ação ajuda os profissionais a melhorar a qualidade dos atendimentos aos 704 alunos matriculados em todas as escolas e creches do município. Nesse sentido, a formação continuada deve ser compreendida como oportunidade de aperfeiçoamento profissional capaz de promover a reflexão na prática e sobre a prática educacional em todas unidade de ensino da sede e dos povoados que contam com cerca de 2.364 estudantes.

Segundo a secretária de educação Lucinéia Carvalho “as pautas tratadas em cada encontro nascem dos acompanhamentos da Secretaria Municipal de Educação – SME, que ouve as demandas das escolas, mas também atendem às demandas nacionais, a exemplo dos estudos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular recentemente aprovada, que irá reger toda a educação no país, fazendo com que os educadores de Caém saiam na frente na construção do seu currículo municipal”, contou a secretária.

*Ciclo de palestras*

Outra ação que está recebendo atenção da atual administração diz respeito ao aperfeiçoamento dos professores dos CEIs e dos CMEIS através de palestras. Os profissionais estão participando de ciclos de palestras, que têm como objetivo refletir a prática de ensino na educação infantil e dar embasamento teórico à ação docente. Por meio das palestras, a Secretaria de Educação aperfeiçoa o conhecimento de seus professores, o que se reflete na melhor educação ofertada pela rede municipal.
O Ciclo de Palestras da Educação Infantil aborda temas selecionados a partir das necessidades e sugestões dos próprios educadores e educadoras. Os palestrantes são profissionais de diversas áreas de atuação, que são contratados para colaborar com a melhoria da qualidade da educação caenense.

Os desafios para manter a ação de formar mensalmente mais de 100 profissionais são muitos, principalmente nesse cenário de cortes e limitações estruturais que o país vem enfrentando nos últimos anos, a respeito disso a secretária contou que “a formação continuada não é um gasto, é direito do professor, do aluno, compromisso da gestão, investimento certo para se obter bons resultados e transformar vidas. Assim se faz educação”, finalizou a secretária Lucinéia Carvalho.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araújo

André Luiz Araújo é formado em radialismo, com o RP 3.572/Ba . Exerce a profissão há 20 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,8 anos levando noticias locais e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *