Caém.Assistencia Social realizou conferência municipal dos direitos da criança

Assistência Social realiza conferência das crianças e adolescentes em Caém.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Secretaria de Assistência Social, realizou, nesta quinta e sexta (30 -31/08), a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências. O objetivo é mobilizar e ouvir os órgãos municipais, a exemplo do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade e na oportunidade elaborar propostas de proteção integral nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento aconteceu no Clube Atlético Caenense e contou com a participação do prefeito Gilberto Matos, a primeira dama Suze Matos, secretaria de Assistência Social Rita de Cascia, secretária de saúde Sandra Castro, Coordenadora do CRAS Alexsandra Reis, a comandante da Polícia Militar Aidê Costa, os vereadores Toinho Araponga, John e Pablo Piauhy, crianças, adolescentes e sociedade civil.

A secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cascia destacou o momento político pelo qual o país passa e a importância de participar de ações que tenha como objetivo promover acesso as políticas públicas e dizer não ao retrocesso e perda de direito conquistados com muita luta. “Nós precisamos unir forças e lutar e precisamos avançar ao invés de ficarmos de braços cruzados assistindo de forma cômoda a retirada de direitos. Devemos unir forças e lutar para avançarmos cada vez mais”, finalizou a secretária.

O prefeito Gilberto Matos refletiu sobre os números ainda alarmantes de violência contra mulheres, violência sexual contra crianças e chamou atenção para a violência que ocorre dentro de casa ou promovida por pessoas próximas as crianças. No município de Caém, cerca de 5 casos de violência sexual foram notificados em 2018 e o prefeito Gilberto Matos convidou a população presente a denunciar, a não se calar caso saiba de algum criança em situação de vulnerabilidade.

O Conselho Tutelar Municipal foi contemplado com um kit de equipagem, fruto de emenda parlamentar do Deputado Erivelton Santana mediada pelo vereador Toinho Araponga e que irá contribuir muito significativamente na garantia de melhores condições de serviço para a equipe. No kit equipagem consta 01 veículo AirCross que foi entregue na noite de abertura da Conferência, os demais itens serão entregues conforme forem encaminhados pelos fornecedores a exemplo dos 05 computadores, 01 impressora, 01 geladeira, 01 bebedouro.

O segundo dia da Conferência contou com palestras mediadas pelo conselheiro tutelar municipal Vandson Barbosa Alves que falou sobre “As atribuições do Conselheiro Tutelar”, em seguida as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram uma apresentação sobre diversidade e respeito que tentou trazer representações de várias identidades, realidades e povos.

O tema da Conferência “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências” contou a palestra magna da Dr. Magda Roberta de Almeida que é delegada da cidade de Pindobaçu e compartilhou tanto da parte jurídica como também de alguns relatos de experiência. Na oportunidade a delegada também ressaltou a importância de denunciar e estar atentos a qualquer mudança de comportamento das crianças que muitas vezes não consegue verbalizar a violência e usa de outras ferramentas para sinalizar que algo está acontecendo.
O público com presença expressiva de crianças e adolescentes em grupos refletiram sobre os eixos temáticos que foram: I Garantia de Direitos e Políticas Integradas e de Inclusão Social, II Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, III Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, IV Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, V Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.
O evento seguiu com apresentação dos trabalhos de cada eixo temático, seguido da eleição dos delegados para a Conferência Territorial, coffee break e encerramento.
Atualmente o Conselho Tutelar do Município conta com número de aplicativo de mensagem instantânea com o qual você pode entrar em contato para denúncias 74-981035470. Ligue, denuncie.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araujo

André Luiz Araújo é formado em radialismo . Exerce a profissão há 20 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,8 anos levando noticias locais e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *