Caém: Projeto do Colégio Padre Alfredo Haasler discute inclusão e diferenças com estudantes.

O COLÉGIO MUNICIPAL PADRE ALFREDO HAASLER em Caém vem se destacando na elaboração de atividades que integrem estudantes com o mundo. Em março o colégio desenvolveu atividades alusivas ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres e realizou atividades variadas com envolvimento total dos educadores e educadoras da instituição. O Colégio atende estudantes do 6º ao 9º ano com idade entre 11 a 15 anos.

Entre os dias 07 a 10 de agosto, o projeto:“Eu no lugar do Outro: aprendendo com as diferenças” foi trabalhado pela equipe do colégio que também provocou reflexões sobre Inclusão e diversidade. O Projeto conta com ações e sequências didáticas em sala de aula, releitura de obras de arte, rodas de conversa, palestra de motivação, exibição de filme e gincana da inclusão, onde os estudantes poderão vivenciar dinâmicas que exercitem o estar no lugar do outro em suas limitações.

Durante a abertura do evento o diretor Antônio Cézar Freitas Souza destacou a importância de reconhecer a diferença e de construir possibilidades de interagir com a diversidade de forma respeitosa assumindo que todos e todas temos diferenças e particularidades que devem ser consideradas e respeitadas.

O primeiro dia de atividade contou com uma palestra intitulada: “Histórias de Vida” e teve como objetivo ouvir a história de vida de duas pessoas, o educador Antônio Marcos, biólogo e educador e também de Ademilsom dos Santos Oliveira que é Presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Jacobina. No dia 08 será exibição do filme “Extraordinário” que conta a história de um menino com doença rara. Já no dia 09 será realizada a Gincana da inclusão, “Eu no lugar do outro”, que contará com jogos e brincadeiras diversas e que foi um dos pontos altos dessa programação. Para finalizar o dia 10 ficou por conta de uma Exposição dos trabalhos desse tema que foram realizados.

Aprender a se colocar no lugar do outro e ser empático é um desafio e pode ser a chave para ter sucesso nas relações pois nos permite aprender com a diferença, ver o outro, compartilhar a sua experiência, crescer junto, oferecer apoio e ser humilde no dar e receber afetos, no exercício do conviver.

Perceber as diferenças e colaborar para uma vida social mais inclusiva e ampla é papel de cada um e cada uma, cabe à escola mediar esse exercício além das demandas do “Saber Escolar”. Colaborar com essa reflexão e fortalecer os laços de aceitação e solidariedade, fortalecendo o diálogo para a Inclusão para a Convivência sem Preconceito são as perspectivas do Projeto “Eu no lugar do Outro: aprendendo com as diferenças” desenvolvido pela Direção, Coordenação Pedagógica, educadores, estudantes do COLÉGIO MUNICIPAL PADRE ALFREDO HAASLER, com apoio integral da Secretaria Municipal de Educação.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araújo

André Luiz Araújo é formado em radialismo, com o RP 3.572/Ba . Exerce a profissão há 20 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,8 anos levando noticias locais e regionais.

One thought on “Caém: Projeto do Colégio Padre Alfredo Haasler discute inclusão e diferenças com estudantes.

  • Agosto 14, 2018 at 10:19 am
    Permalink

    Muito bom !
    Uma das grandes funções do educador, é procurar conduzir o seu corpo discente e também toda a equipe de sua escola de forma cultural , e progressiva através de projetos e de palestras que venham engrandecer e também instruir, não só o seu local de trabalho, como também a sociedade e a comunidade por um todo!
    Parabéns a toda a equipe e órgãos governamentais que contribuiram para
    a realização desse evento de suma importância para o Município !

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *