Lula aparece empatado com Bolsonaro em primeira pesquisa após convenções


Na primeira pesquisa divulgada após a realização das convenções dos partidos e coligações, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do deputado Jair Bolsonaro (PSL) na pesquisa espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, mas tecnicamente empatados por conta da margem de erro.

Os resultados mostram ainda que 47% do eleitorado está indeciso e que 12% votaria em branco ou nulo. A pesquisa foi encomendada pela RecordTV ao instituto Realtime Big Data e divulgada na noite de hoje (13).

Neste cenário, Lula tem 15% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro apresenta 13%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou mais menos, eles estão tecnicamente empatados. Quanto aos outros candidatos, também aparecem empatados Geraldo Alckmin (PSDB), com 4%, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 3%, e Álvaro Dias (Podemos), com 2%. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que pode substituir o ex-presidente Lula como postulante do PT, foi lembrado por 1% dos entrevistados.

Na pesquisa estimulada, Lula lidera com 29%, enquanto Bolsonaro tem 19% das intenções de voto quando os candidatos são apresentados aos entrevistados. Quatro candidatos estão empatados tecnicamente: Alckmin (9%), Marina (8%), Ciro (7%) e Álvaro Dias (6%). Guilherme Boulos (PSOL), João Amôedo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 1%. Votos em branco ou nulo somam 12% e indecisos, 7%.

A pesquisa Realtime Big Data/RecordTV entrevistou 3,2 mil pessoas, presencialmente, entre 10 e 12 de agosto. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-09102/2018.


Você gostou? Compartilhe com seus amigos

0