Caém.Prefeitura realizou conferência de saneamento básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Caém foi apresentado à população, após dois dias de oficina e elaboração e sistematização de informações sobre a atual situação do município relativos às questões ligadas ao Saneamento. Essas informações foram sistematizadas pelos comitês de coordenação e comitê executivo além de outros colaboradores e colaboradoras.

O documento atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e tratamento de resíduos sólidos e drenagem urbana. Para garantir que esse processo seja encarado como algo que precisa do comprometimento de todos e todas, é preciso pensar ações de educação ambiental, reflexões sobre descartes de resíduos e principalmente sobre como é importante se responsabilizar pela mudança que se quer ver no mundo que sonhamos habitar.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (09), no Clube Atlético Caenense e contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada, a engenheira da FUNASA Daniela Nascimento da Silva, a engenheira Danileile Castro do Nascimento, a socióloga Lucenildes de Jesus Santos e a ngela Damasceno que é coordenadora do PISA no estado e todas são colaboradoras do Programa IFBA Saneando Bahia – PISA.

A Conferência é um instrumento que garante a gestão democrática do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O Plano é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.

O dia 09 de Agosto marca um passo importante para o município de Caém, que atualmente conta com saneamento apenas na comunidade de Piabas resultado de ação entre Embasa e Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia – Cerb a cerca de 12 anos atrás. O intuito é ampliar políticas de saneamento e dessa forma criar possibilidades para que todo município seja atendido.

A participação popular é parte indispensável nesse processo. O Plano está sendo construído para o município e cabe a população construir ações e partilhar as informações referentes a sua realidade e necessidade. Como sempre lembra o prefeito Gilberto Matos, as políticas públicas mediadas pelos gestores e gestoras é para o povo, logo, o povo tem que participar e construir junto.

Outras ações do projeto vão ser construídas ao longo dos próximos meses, ações itinerantes que vão ser desenvolvidas no distrito do Gonçalo e também na comunidade de Piabas. Essas ações receberam o nome de reuniões setoriais e tem como meta melhor conhecer e dialogar com demandas de cada setor que ficaram divididos entre: sede e comunidades próximas, Gonçalo e proximidades e Piabas e região.

Na Conferência foram abordados temas sobre Saneamento Básico e ações para melhoria da prestação dos serviços públicos de saneamento e articulação de políticas públicas de interesse social para Caém. A engenheira Danileile Castro chamou atenção das pessoas sobre o comprometimento individual para que Caém se torne uma cidade limpa e comprometida ecologicamente com seus rios, nascentes, política de coleta e descarte de resíduos… É importante ter estrutura para lidar com essas áreas de saneamento, no entanto, é imprescindível a colaboração e participação da sociedade nessa nova postura coletiva de saneamento.

O prefeito Gilberto Matos em sua fala de encerramento do evento destacou a importância desse Plano de Saneamento Básico para o município e como é indispensável que esse processo seja participativo. “É uma alegria participar dessa ação. Estamos dando os primeiros passos dos futuros 20 anos do nosso município e é uma honra poder olhar esse processo e poder dizer que eu participei com uma equipe que tem se empenhado para fazer o melhor por e para Caém.”, finalizou o prefeito Gilberto.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS

ASCOM

André Araujo

André Luiz Araújo é formado em radialismo . Exerce a profissão há 20 anos , onde mantem o Blog Espaço Aberto.Net ,8 anos levando noticias locais e regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *